quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Último Templário (Raymond Khoury)

Este é o primeiro romance de Raymond Khoury, é livro razoável, existe no mesmo uma influência astronômica de "O código Davinci" (Dan Brown) e alguma influência da "Busca do Graal" (Bernard Cornwell).

O Livro apresenta duas histórias: a primeira, menor e secundária, é na realidade é um pano de fundo para a história principal, se dá em 1291 com um grupo de Templários fugindo de Acre, reino Latino de Jerusalém, na queda dos mesmos. Esta história relata, em linhas gerais, a ascenssão e a queda dos templários (Se vc leu "A Busca do Graal" vai se lembrar da história dos Cátaros descrita no mesmo, ele relata o fato com mais cuidado). Fala também do segredo dos templários (O Código? É, exatamente!). A segunda história, a principal, começa em Nova York com um assalto ousadíssimo (e muito interessante, diga-se de passagem) a um museu. Neste ponto todos os elementos das histórias de Dan Brown (que são sempre os mesmos) estão presentes no livro do Khoury: Um casal de heróis (um que entende de história e um com algum envolvimento com alguma agência de inteligência do governo americano), um assassino, o executor de crime com um motivo perfeito, as perseguições, viagens intercontinentais etc (você realmente irá pensar estar no universo Dan Brown).

Em algum ponto da história a assinatura de Raymond Khoury surge, mas não é tão brilhante assim.

Acho que o livro trás o melhor segredo dos templários, desta solução eu gostei muito.

É uma boa leitura, mas chega a ser cansativo as vezes. Melhor sorte no "The Sanctuary" (novo romance do autor lançado nos Estados Unidos).

Nenhum comentário: