quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Império da Prata

Este é o quarto, e penúltimo, livro da série "O Conquistador" (o último livro foi lançado na Inglaterra, deve demorar mais dezoito meses para chegar por aqui) que conta a história do Império Mongol, a partir de Gensis Khan (os três volumes iniciais narram sua história).
Este livro mostra o canato de Ogedai, (um dos filhos de Gensis) e a campanha para o Oeste, comandada pelo General Tsubodai, que estendeu os domínios do Império até a Hungria.
Conn Iggulden apresenta a estrutura política Mongol da época, comandada por homens de gerra (Ogedai, Chagatai, Tsubodai e os netos de Gengis Khan), duros e que se apressavam em utilizar a força para impor suas vontades ao mundo que os rodeava. Assim o forte deste volume não está nas batalhas, cujas narrações são tão boas quanto as narrações de Bernard Cornwell, mas sim na descrição da estrutura  do grande império que se formava.
É muito legal ver a surra que os Cavaleiros Templários e os Cavaleiros Teutônicos levam dos exércitos mongóis, os caras eram uma máquina de gerra. 
A leitura é fácil e rápida. Recomendo e muito a série (bem como a série O Imperador - que conta a história de Júlio Cesar), mesmo faltando um livro, é diversão garantida!
Longos dias e belas noites!
   

Nenhum comentário: