segunda-feira, 23 de maio de 2011

Não zoe! Isto é Bullying!

Meu filho está muito grande, tivemos que comprar novos uniformes prá ele este ano, entretanto ele chegou no carro chorando, dizendo que não voltaria mais à escola por que seus amigos "o estavam Zoando" (palavras dele), o short era pequeno e sua cueca estava para fora! Ele é um doce de criança, tem cinco anos, é grande, mas os amigos dão cascudo nele e agente diz que não pode revidar e muito menos bater primeiro, os pequenos são "brabos" e de vez em quando ele toma um esfrega, sabe como é, né?
Quando eu tinha a idade de meu filho, meu irmão, 10 anos mais velho, e seus amigos brincavam na rua a diversão deles era me atormentar, ficavam em diversos pontos da rua gritando: Neguinho, pretinho, tiçãozinho, e outros adjetivos pejorativos. Por que? Para que eu, que era dos pequenininhos, dos "brabos", corresse atrás deles com paus, pedras e o que eu achasse pela frente, eu ficava muito nervoso, até que um dia minha mãe me perguntou, "por que você está nervosinho? Você pretinho mesmo, é neguinho mesmo, é toquinho de braúna mesmo e é feinho mesmo!". Que choque! Nunca mais sofri bullying. Todos os meus amigos me chamam de "Neguinho" e eu chamo todos os meus amigos de "Neguinho", apelidos tive vários, cascudo tomei vários, me passaram pasta de dentes em retiro espiritual, me jogaram no latão de lixo (onde meu filho estuda), fui "zoado" muito e sou até hoje ... ainda não peguei esta de bullying ...
Eu concordo com a questão física, se o valentão está tentando se impor sobre o mais fraco e o intimidando, acho que é bullying, esta eu captei facil, o irmão do Ademir Correa, que ia direto prá lata de lixo no CIBA, iria processar uma galera na minha época, inclusive eu (auahuahuahahu). Agora não estou bem certo com relação à características que deveriam ser aceitas pelas pessoas que as possuem. Não sei se é preconceito chamar um negro de negrinho, deveriam chamar de que? Branquinho? Putz é uma característica minha ... sou negrinho mesmo, tenho o maior orgulho de ser! Sou gordinho também e estou ficando careca! Não dou a mínima!
E fiquei muito indignado no dia que meu filho disse que não queria ser "pretinho" e eu disse: "Mas velho, você é! Pretinho igual ao papai!" e a mãe dele, muito branca: "vc é marron", e eu: "É negritinho, pretinho, tiçãozinho e pronto!". Será que ele pode me processar por bullying? Fala sério!
Será que o problema está na criança ou no pai que não aceita o que o filho é (ou o que ele mesmo é), não se senta com ele, diz rasgado a verdade na frente dele: "Olha meu filho, você tem orelha grande, vão te chamar de Dumbo na escola, mas papai te ama e vc tem a orelha menor que a minha!".
É possível fazer com que a criança entenda suas características físicas e não as odeie, mesmo quando elas não parecem tão boas assim?
Eu poderia ser frustrado, mas tenho orgulho de minhas características e ... sou muito feliz ... ainda não consegui pegar o negócio do Bullying ... vou aprender, mas isto está parecendo coisa de pedagogo que sempre foi "zoado" e nunca conseguiu "zoar" ninguém! Posso estar enganado, mas estou de saco cheio com isto! Estamos formando uma sociedade, no mínimo, estranha!

Sei lá, dê sua opinião aí!

PS.: A foto é da turminha do meu filho. Ele não está de short de uniforme (auahuahauhauh) e é o único pretinho nela (quando eu estudei 9 anos de minha vida lá, não tinham muitos neguinhos lá também, mas só me dei conta disto estes dias - auauhauahuha), será que alguem zuou ele? Se sim, pode ser bullying né? auahuahau! Sei lá, muito estranho!

3 comentários:

Lais disse...

HAHAHAHAHA... é foda, a perseguição msm. Mas tem criança que é mt mal educada e o normal vira pejorativo pq a mãe ou o pai não a educaram para entender as diferenças. Me zuaram a vida tda na escola pq eu sou preta e meu cabelo é duro, era mt ruim. A perseguição, a não aceitação do outro é sempre ruim. Pra mim era normal, pq são coisas que nunca irão mudar, mas os outros encherem o saco só por isso, era chato. Cada um encara de um jeito, mas acho que o melhor caminho é sempre o da conversa, do jeito que vc fez, é o que acho. Mas é difícil, o mundo é torto, as pessoas desde criança não respeitam as diferenças, porque isso não é conversado, e criança é cruel rsrs...

Thuane A Sonhadora em Pessoa disse...

POw.....
nem fale em perseguição comigo.. pq sempre sofri com isso.. sempre me chamavam de gorda..
baleia assassina...
me zuavam
e excluiam
tudo pq eu nao era uma poly perfeita
que nem elas...

sofri mt

cresci sozinha e sem amigos na escola.... foram 8 anos me odiando por ser gorda...
por nao ser bonita como elas...

e eu noa tive pai ou mae, que nem vc teve professor que te mandou a real!

todos queriam que eu fosse uma bonequinha
educadinha, lindinha cheio de inhos q eu nao possuia

eu era grandona
gordona
mandona
brincalhonna...


tudo sempre no aumentativo....
por um lado foi bom ser excluida...
pq me dediquei aos estudos...
e ainda nao tenho filho! como todas as outras da oitava serie....

mas tmb tem o lado horrivel...

mas vc fez certo mandar a real pra criança é o certo a se fazer...

não nos é encinado a nos aceitar ...
e é mt errado isso!

vc está sendo um excelente pai.. mostrando a ele ar ealidade!
criança não é burra
criançatem capacidade pra entender...
basta vc querer ensinar!!



e parabens pela atitude.. conversando assim com ele concerteza ele vai crescer e se lembrar disso... q nem vc se lembra do q sua mae te disse!

bjus prof... e sorte na sua jornada agora dupla de pai!

Professor Marcelo Arantes disse...

Valeu Thu thu ... tem que achar o lado bom em ser diferente, pq senão terá uma vida duríssima ... Bjos!