sábado, 9 de fevereiro de 2008

Crônicas Saxônicas

Entre a leitura de um e outro livro da série "A Torre Negra", foi difícil encontrar alguns livros aqui em Volta Redonda, iniciei a leitura desta série (eu achava que era uma trilogia, mas é uma quadrilogia), a mais nova de Bernard Cornwell (autor das já comentadas aqui: "As Crônicas de Artur" e "A busca do Graal"). A Torre me fez pensar em mudar a maneira de postar sobre as séries, diferente do que tenho feito ultimamente, terminar a série antes de postar algo sobre a mesma, postarei sobre os livros assim que acabar de ler.

A Série é composta por quatro livros: O último Reino, O Cavaleiro da Morte, Senhores do Norte e Sword Song (ainda não traduzido).


A série conta a história de Afredo "O grande" a partir da sua elevação ao trono. Para isto Cornwell cria um personagem Uhtred herdeiro de direito da Nortúmbia (Reino ao Norte da Ilha que atualmente chamamos de Inglaterra). Ele relata a invasão dos Dinamarqueses à Ilha.

Esta série tem início em 866 DC. Os Saxões haviam empurrado os Bretões para um canto da ilha, o autor trata do início desta história em "As Crônicas de Artur", e dominavam a mesma.

O Último Reino

Este livro relata o início da invasão Viking à Inglaterra. Mostra um menino, Uhtred, herdeiro de um dos reinos Saxãos, sendo aprisionado, ou adotado por um Dinamarquês, Ragnar. Um homem forte senhor guerreiro e generoso com aqueles que o servem. O autor descreve o estilo facinante e diferente de vida levado pelos Dinamarqueses da época. Descreve o cuidado e o amor que os mesmos tinha pelo mar, pelos seus barcos, pelas suas famílias, por seus amigos e principalmente pela Guerra.


O Livro descreve como Alfredo usurpa o trono. Cornwell mostra a política envolvida nas negociações sobre os Reinos e a maneira inteligente que os invasores controlavam os líderes saxões.

Uhtred passa o fim da infância e toda a adolescências com os Dinamarqueses e pode trafegar entre os dois mundos, pois é um nobre Saxão e filho (adotivo) de um nobre Dinamarquês. A infância termina em uma parede de escudos, que infelizmente não são tratadas como nas Crônicas de Artur, e uma vitória sobre um dos Grandes senhores Dinamarqueses.


O Cavaleiro da Morte

Uhtred é enganado por Alfredo e adquire uma imensa dívida ao se casar com a linda e cristã Mildrith. Ele era Pagão, e o que era pior, um Pagão Dinamarques. Este livro apresenta como ele se torna um Viking para levantar dinheiro suficiente para pagar sua dívida.


O Reino de Wessex, regido por Alfredo, se reduz e os Dinamarqueses estão por todo lado. O livro mostra algumas batalhas importantes sendo a de Ethandun. Na qual o livro termina. E a tônica mais política que gerreira norteia o livro.



Estou lendo o terceiro livro da Série, "Os Senhores do Norte", dei uma parada para terminar minha caminhada com Roland Deschain, mas deve retomar a leitura em breve. As séries de Cornwell são muito bem escritas e esta não é diferente. Eu esperaria até sair o quarto livro antes de encarar a mesma, a diversão é garantida.

Um comentário:

Hélio Souza disse...

Oi Marcelo!
O legal dos blogs é que vc acaba sabendo mais das pessoas que os escrevem... To aqui imaginando onde vc encontra tempo para tanta leitura, dá aulas, toca guitarra(Essa é natural né!! Impossível viver sem ela!) e até paixão por futebol americano???!! me conta a fórmula aí amigo...rs