terça-feira, 18 de maio de 2010

Arn - Não o Filme, o Livro!

Continuando minha fixação por séries históricas, mês li a de Arn, que virou um filme, não sei como os caras conseguem colocar o conteúdo de três livros em um filme, o pior é que tem neguinho que ama o filme, vai entender, de Jan Guillou.
O tema é o pré nascimento da Suécia, e como um bom garoto se torna um excelente guerreiro ...

A caminho de Jerusalem

Este é um livro puramente político, mostra como Arn nasceu, o início da influência da Igreja Cristã nos países Nordicos a estrutura de poder dos mesmos e a vida em um mosteiro da época. A estrutura política fortemente associada a famílias também é abordada. Arn demonstra seus talentos para armas muito cedo e é treinado por um templário no mosteiro para o qual é direcionado na infância, é enganado e enviado para se juntar aos cavaleiros templários, quando está mais velho! O livro leva mais ou menos 200 páginas prá esquentar, tem que ter paciência e disciplina (auahuahauh) depois a leitura fica fácil!

O Cavaleiro Templário

Apresenta Arn na Terra Santa como um comandante de fortaleza respeitadíssimo em toda a área de conflito na Terra Santa ... grandes batalhas são descritas, bem como as estruturas políticas existentes entre os Templários, o filme de Ridley Scott (Cruzada) lembra muito esta parte da trilogia e vários personagens do mesmo estão presentes no livro. Grandes batalhas são descritas e o funcionamento de conventos e o desenvolvimento da sociedade nórdica sueca também é tratada com carinho pelo autor. Arn fica rico de uma maneira muito interessante e o livro termina com ele voltando a sua terra natal!

O Novo Reino

Apresenta um Arn em busca da paz, como? Fortalecendo o exército da sua família! Ele organiza a cavalaria, que não era utilizada pelos Nórdicos, e a artilharia, com os arcos longos Ingleses terríveis em batalhas (Leia Azzincourt e/ou A busca do Graal [ambos do Bernard Cornwell]). Cria um exército em seu quintal e organiza grande parte do comércio da sua família, que já era bom! Boas batalhas são travadas até o fim deste.

É uma boa leitura, não é do nível dos livros de Conn Iggulden e de Bernard Cornwell, mas são bons livros! Existe ainda o Legado de Arn que conta a História de seu neto e do como a cidade de Stocolmo foi fundada! Quando conseguir um tempo para lê-lo, posto aqui!

Belos Dias e Longas Noites!



Nenhum comentário: